7 de janeiro de 2011

Currículos em Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos de pesquisadores e instituições, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.

O sistema de currículos Lattes surgiu da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em C&T para credenciamento de orientadores no país. Leva o nome do físico César Lattes.


Em maio de 1999, CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acordaram a completa compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação, sob a ótica dos indivíduos de um Programa (pesquisadores, docentes ou discentes). O encontro entre ambas as agências resultou na modificação do protótipo, que se transformou no Sistema de Currículos Lattes, lançado a 16 de agosto de 1999.


Esse sistema foi de grande sucesso que nos dois primeiros anos (1999 a 2000) de operação, a cobertura de currículos ligados a C&T aumentou em mais de 300%, antes de cerca de 35.000 registros agora mais de 100 mil currículos.


Afinal, O que é o Currículo Lattes?


É uma plataforma do governo para você disponibilizar seus dados (e coloca dados nisso). Nessa plataforma você pode colocar tudo o que vc fez na sua vida profissional, desde seminário apresentado a palestras internacionais. Por ser organizado pelo um orgão do governo, para o currículo ser publicado deverá ser
certificado e isso a plataforma faz diretamente com a Receita Federal,assim, evita fraldes.

O currículo Lattes permite à Instituição uma fácil visão e avaliação curricular dos docentes e discentes contemplando os seguintes pontos:
  • Estabelecer uma imagem institucional nos sensos;
  • Formação de grupos de trabalho e pesquisa;
  • Avaliar o seu trabalho enquanto pesquisador;
  • Diagnosticar o perfil do pesquisador com outros dentro de sua área de atuação.

Ex de currículo lattes do Diego Magalhães: AQUI

Fonte: Wikipedia,      Enfermagem News 

0 comentários:

 

Assine vc também!

Subscribe via email

Cadstre seu email:

Delivered by FeedBurner

Arquivo do blog

EnferNat Copyright © 2009 HTML by Ipietoon. Lay by Nat Viana